Copyright 2017 - Custom text here

Agora que temos falado bastante sobre a Reforma Protestante e a necessidade de uma nova, devemos perguntar: “Como isso pode acontecer?” E a resposta é: “Por meio de homens”. Então, vamos lá. Vamos falar sobre o tipo de homem que Deus usa.

1.  Homens Sérios

Homens dos quais sempre haverá uma seriedade sobre a Palavra e a obra de Deus. Eles sabem que o púlpito não é um lugar de entretenimento, mas um momento único de ensinar e influenciar o povo de Deus a viver vidas que agradam o Pai e marcam o mundo. Eles sentem uma responsabilidade de cuidar daquilo que pertence a Deus. Tudo que falam e fazem está marcado com seriedade, não somente sentimentos emocionais sobre religião. Eles sabem que o peso de uma geração está em suas costas, por isso são sérios, não indiferentes.

2.  Homens Autênticos e Zelosos

Homens de quais sempre haverá um zelo pela eternidade e as almas que passarão por lá. Não são políticos religiosos procurando subir a escada denominacional. Para eles a sua posição ou título não é de importância e muito menos uma preocupação. São autênticos. Eles não estão lá fazendo um show para a plateia, fingindo ser algo que não são. Não tem lugar para impostores numa reforma. Eles são zelosos. John Knox, no fim da sua vida, bem frágil e pronto para partir ao céu, foi ajudado por amigos a subir ao púlpito para pregar, mas tanta era sua intensidade no púlpito que o povo assistindo achava que ia quebrar o púlpito em pedaços.

3.  Homens Focados e Determinados

Eles têm seus olhos fixos no céu. Homens que colocaram a sua alma inteiramente no conflito. Guerreiros com seus corações fixos em vitória e lutando com a esperança de vitória debaixo do nosso general. Homens com suas costas viradas ao mundo e seus olhos fixos no alvo. Homens não enrolados com as coisas deste mundo. O que eles têm ou podem conseguir são de pouca importância, pois eles vivem procurando agradar Aquele que os chamou e estão determinados que Seu nome será glorificado e Sua vontade feita aqui na terra como nos céus.

4.  Homens Agora

Eles são homens que sentem a urgência e peso da causa do evangelho que foi confiado a eles. Nós não podemos sentar na grama da montanha curtindo a vista enquanto as ovelhas estão se perdendo, perecendo, e morrendo. Nós precisamos vigiar, guiar, proteger, e alimentar aquelas que estão em nosso cuidado - agora.

5.  Homens Confiantes

Eles não são arrogantes, mas confiantes no Senhor. Arrogância é confiança em si, não em Deus. Eles estão confiantes no poder do Espírito Santo, que podem abrir os olhos espirituais, ouvidos surdos, ressuscitar homens espiritualmente mortos e dar fé para poder crer nas Boas Notícias. Eles creem e sabem que seu Deus é soberano sobre toda a terra e descansam nisso.

6.  Homens Trabalhadores

Hoje o ministério está infestado de pregadores frouxos. Homens que dormem cedo e levantam tarde. Parece que eles acreditam que a cruz de Cristo foi feita de papelão. Deve haver um suar em carregar o peso das almas de homens bem no calor de meio dia. Eles devem trabalhar de corpo e alma como se fosse impossível os cansar.

2 Co 11.27-28: Eu trabalhei duramente a ponto de exaustão, suportando muitas noites sem dormir. Passei fome e sede, e muitas vezes eu fiquei sem o que comer. Eu sei o que é estar com frio, sem roupa suficiente para se manter aquecido. 28 E, além dessas e de outras coisas, ainda pesa diariamente sobre mim a preocupação que tenho por todas as igrejas.

Eles são homens que estão trabalhando para eternidade; não brincando, relaxando ou procurando prazer temporário.

7.  Homens Pacientes e Perseverantes

Eles devem estar preparados a trabalhar muito sem ver todo o fruto que deseja. Semear. Semear. Semear. Semear. Ensinar. Ensinar. Ensinar. Ensinar. Semana após semana, mês após mês, ano após ano. Muitos bons planos falharam por causa de impaciência; isto é, a pessoa desistiu, pois demorou demais. Deixe que fique bem claro aqui, homens não podem forçar uma reforma. Deve haver intensidade na direção de sucesso, mas paciência deve acompanhar a intensidade.

·        William Carey trabalhou por sete anos antes de batizar seu primeiro convertido.

·        Adoniram Judson trabalhou sete anos antes de ganhar uma alma.

·        Robert Morrison trabalhou sete anos antes de batizar um chinês.

·        Robert Moffat esperou sete anos para ver o primeiro mover do Espírito na África.

·        Henry Richards esperou sete anos no Congo antes de ver seu primeiro convertido.

Mas, o que eles estavam fazendo por esses sete anos? Preparando o alicerce, semeando boas sementes, ensinado, perseverando, orando, pensando em futuras gerações, sabendo que no tempo certo terá uma colheita.

Rebelião pode acontecer hoje. Revolta pode acontecer amanhã. Mas reforma leva tempo, o tempo do Senhor.

8.  Homens da Palavra

Reforma necessita de um alicerce, o alicerce da Palavra. Se haverá uma reforma hoje, virá baseado em convicções achadas na Palavra de Deus e não em emoções ou frustrações. Todo bom construtor começa com o alicerce e dar toda a sua atenção nele. Assim, não tem como negar a necessidade de doutrina. Igrejas sem um alicerce de doutrina não tem alicerce nenhum. Hoje estamos num tempo de cada um crer como quiser e ninguém questiona onde está na Bíblia. Como vamos saber se estamos construindo sobre a areia ou a rocha se nem sabemos o que cremos ou ensinamos?

Hoje vivemos num tempo de resultados rápidos e forçados, acabando em nada senão decepções. Homens carnais não estão interessados em alicerces. Eles não estão preocupados com futuras gerações. Os únicos homens que estão preocupados em alicerces são aqueles com seus olhos fixos na eternidade. O alicerce custa muito, leva muito trabalho e leva tempo. E depois, não há nenhuma beleza a mostrar. Quem quer ver o concreto jogado numa quadra? “Oooohhh”!

Se a igreja vai ser reformada, necessitará um bom alicerce doutrinal.

9.  Homens de Verdade

Coragem e ousadia são necessárias para reformar a igreja. Quando o vicário fechou a porta da igreja ao Whitefield, ele pregava na grama na frente. Quando Pedro e João foram ordenados a não pregar mais em nome de Jesus, eles voltaram ao templo – e pregaram.

1 Co 15.58: Então, meus queridos irmãos, sejam firmes e constantes. Entreguem-se totalmente a obra do Senhor, pois sabem que nada do que fizerem pelo Senhor será em vão.

Eles são homens sem medo de confrontar a mentira; homens sem medo de falar.

Lembro-me de uma vez que um rapaz levou a guitarra da igreja sem pedir permissão e ficou com ela duas semanas escondida debaixo da sua cama sem nenhuma intenção de devolvê-la. Finalmente eu descobri onde a guitarra estava, pois alguém me contou. Assim, fui para a casa dele e o chamei de ladrão, e quase sua família inteira saiu da igreja por eu ter chamado-o de ladrão, mas ninguém ligou com o fato de que ele tinha roubada a guitarra.

10.  Homens de Lágrimas

Eles vivem implorando Deus pelas almas de homens; implorando Deus pela sua noiva.

Paulo sabia de lágrimas.

Atos 20.19: Paulo disse: “Vocês mesmos sabem como tenho vivido entre vocês desde o primeiro dia em que cheguei à Ásia até agora, 19 servindo ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e com provações devido às conspirações dos judeus contra minha vida”.

Atos 20.31: Portanto, tenham cuidado e fiquem vigiando, lembrando-se de que por três anos, dia e noite, e com lágrimas nos meus olhos, eu não parei de advertir cada um de vocês.

2 Co 2.4: Eu escrevi aquela carta com grande angústia, com um coração pesado e com muitas lágrimas. Porém não escrevi para fazer com que vocês ficassem tristes, mas para que soubessem do grande amor que tenho por todos vocês.

Fp 3.18: Pois eu já falei a vocês muitas vezes antes e falo de novo com lágrimas nos meus olhos: existem muitos que, pela sua maneira de viver, mostram que são inimigos da cruz de Cristo.

Jesus sabia de lágrimas.

Lc 19.41: E quando Jesus estava se aproximando de Jerusalém e viu a cidade, ele chorou sobre ela,

Ele tinha compaixão para com aqueles perecendo.

Jeremias sabia de lágrimas.

Jer 9.1: Ah, se a minha cabeça fosse uma fonte de água e os meus olhos uma fonte de lágrimas! Eu choraria noite e dia pelos mortos do meu povo.

Hoje temos muitos confortos na igreja, mas onde estão os homens colocando o alicerce, molhando o pó do cimento com as lágrimas dos seus olhos? Muitos estão em pé procurando uma briga, querendo trocar socos, mas onde estão aqueles ajoelhados chorando?

11.  Homens de Oração

Você pode ser tudo que tenho falado até agora, mas se você não é um homem de oração, você não entendeu nada. Você é arrogante e enganado. A igreja é dEle. As ovelhas são dEle. A reforma é dEle. Reforma vem por meio de homens, mas também vem de Deus. Ele é a causa. Nós somos nada mais do que o meio. Uma reforma tentada sem oração se torna rebelião rapidamente e acaba chegando a nenhum lugar. Nós temos que orar.

Se desejarmos uma reforma, falando sobre ela ou metendo o pau na igreja não resultará em nada. Temos que agir. Temos que orar para Deus levantar reformadores. Temos que se tornar esses reformadores.

PROCURADO: Reformadores. Homens orando, pregando, ensinando, confrontado e chorando.

 

Jeff